quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Aqui está nossa sequência didática esperamos que sirva para ajudar no processo de
formação de seus alunos.

TEMA DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA:


CONHECENDO OS ANIMAIS.



OBEJETIVOS:

Reconhecer os animais domésticos e selvagens;
Conhecer os animais em extinção;
Conhecer o processo de prevenção e combate a extinção dos animais;
Compreender a importância dos animais e da natureza, na vida do homem;
Adquirir noções da importância da prevenção e preservação da natureza e dos animais que vivem nela;


CONTEÚDOS:

CONCEITUAIS:

O que são animais em extinção;
Identificar a diferença entre animais selvagens e animais domésticos;
Interpretação da imagem dos animais;
Desenvolver hábitos de proteger a natureza e os animais;
Leitura de livros e textos informativos;


PROCEDIMENTAIS:

Registro das partes que mais se destacam do texto lido;
Pesquisar com diversos materiais sobre a vida dos animais, internet, revistas, livros etc.


ATITUDINAIS:

Trabalho em grupo, respeito para com os colegas (saber ouvir enquanto o amigo fala);
Cuidados adquiridos para a prevenção da natureza e dos animais.

Materiais necessários:
Livro Atlas Infantil dos Animais em Seus Habitats - Autor - Francisco Arredondo; câmera fotográfica; papéis diversos, canetinhas, cola e tesoura.

DURAÇÃO - 4 AULAS
SÉRIE 2° E 3°.

DESENVOLVIMENTO:

1° Etapa:

Roda da conversa;
Faça uma roda da conversa sobre os animais e a natureza;
Faça as seguintes perguntas:
Vocês já ouviram falar em animais em extinção?
Sabem como ajudá-los?
Por que os animais precisam da natureza para sobreviver?
Já viram algum cartaz ou reportagens que falam a respeito dos animais?
Conhecem o Jardim Zoológico?
O que vocês viram lá? (se a resposta for positiva).
Leitura e manuseio do livro, Livro Atlas Infantil dos Animais em Seus Habitats.
Registro no caderno dos animais que estão em extinção.
Pesquisa de figuras de animais em extinção.


2° Etapa:

Produção de um mural contendo os animais selvagens em extinção, os animais domésticos e seu habitar, usando fotos de revistas, jornais e livros.
Em seguida a professora auxilia os alunos para classificar cada animal no seu habitar, os extintos, os selvagens e os domésticos.

3° Etapa:

Visita ao zoológico;
A professora auxilia os alunos na visita a cada animal, orientando para que eles façam o registro no caderno dos quais animais que estão em extinção, como sobrevivem, o que comem, fotografar os animais e o seu habitar.

4° Etapa:

A professora retoma a roda da conversa para saber os conhecimentos adquiridos pelos alunos na visita ao zoológico;
Aprimoração do mural com as fotos tiradas e as informações obtidas sobre os animais e o seu habitar.

Produto Final:

Exposição do mural na escola.

Avaliação:
Apreciação (diagnóstico) da participação e integração dos alunos apresentadas durante as atividades desenvolvidas em sala de aula e na visita ao zoológico.

Um comentário:

  1. Gostei muito da sua sequência didática. Suscita, prática e com muita Situações de aprendizagem.

    ResponderExcluir